Teca

uma semana sem você

Teca

Teca

uma semana sem você

.

Dia 15/6/16,

Teca me mandou essa poesia do Fernando Pessoa via Whatsapp. Muito linda e muito ela.  Uma lembrança do que esperavamos uma da outra. Uma despedida.

.
Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.
.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
.
Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.
.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.

.

Dia 16/6/16,

Conversamos muito ao telefone, falando sobre nossas vidas atuais, o que nos afligia, e ainda comentei que 53 anos atrás jamais poderíamos prever que hoje estaríamos conversando sobre situações inimagináveis para duas meninas do Colégio da Imaculada Conceição.
.

Dia 17/6/16

Chamei a Teca no Whatsapp, mas não atendeu… Um amigo de juventude, me chamou e perguntou: “O que houve com a Teca, você viu no Facebook?” Foi assim que eu soube, aqui, do outro lado do hemisfério. Chorei, gritei, mas não adiantou. Me senti tão impotente diante do inédito, do inexperado e do inexorável.
.
Postei fotos antigas e desfocadas do tempo de ginásio. Outros tempos, outras vidas. Fiquei admirando sua beleza suave. Rezei e acendi velas. Troquei o nome de outras amigas que me consolaram, pois sem querer as chamei de Teca.
.
Passei a semana lendo as mensagens que trocavamos, e até lhe escrevi uma dizendo que já estava com saudades. Tudo que li parecia até coisa nova, porque a ficha foi caindo e comecei a revisitar nossa amizade, assim como relia todas as mensagens da Tequinha, com tanto amor, carinho, amizade e delicadeza. Que privilégio ter sido tão bem tratada e amada, mas foi recíproco.
.
Teca: amiga, irmã e comadre,

Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível.

Fernando Pessoa.

Teca
thais

Thaïs Lips is an English Portuguese translator, also translating French and Spanish as source languages. She specializes in legal, financial, social sciences and pharmaceuticals. She is a conference interpreter. Thaïs attended law school in Brazil, has a Certificate of Proficiency in English from the University of Michigan and a Teaching English as a Second Language (TESOL) certificate from the University of Colorado in Denver. She has lived in Brazil, England, Wales, France, and Oman.



%d bloggers like this: